“O Sistema Comércio avançou sobremaneira nos últimos anos por causa da tecnologia”, diz Tadros na abertura da Rio Innovation Week

Com três estandes no evento, CNC promove debates sobre o futuro do comércio de bens, serviços e turismo

Foto: Facebook.

Durante a abertura da Rio Innovation Week, que vai de hoje até sexta-feira, 11 de novembro, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, reforçou a importância da inovação tecnológica para o crescimento econômico e o desenvolvimento social do País. “Apesar das vicissitudes dos últimos anos, o Sistema Comércio avançou sobremaneira por causa da inovação e tecnologia”, pontuou Tadros. O presidente disse ainda que as respostas rápidas que a inovação tecnológica proporcionou para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia de covid-19 possibilitaram a sobrevivência de muitos negócios no País e no mundo.

Em sua fala, Tadros ressaltou o programa CNC Transforma, plataforma lançada em 2020 para iniciativas focadas nas entidades do Sistema Comércio e nas empresas. “Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma cultura que tenha a inovação como um de seus valores. Por isso, é tão importante estarmos presentes na Rio Innovation Week, que é um momento de conexão e aprendizado, além da oportunidade de mostrar um pouco do que estamos fazendo e de apoiar uma iniciativa que ajudará as empresas e os empreendedores a avançar”, enfatizou o presidente da entidade. A CNC é patrocinadora master do evento.

Mais de 2,2 mil startups
Espalhadas pelos pavilhões do Píer Mauá, estão mais de 2,2 mil startups, com mentorias à disposição para negociar diretamente com os investidores que circularão nos quatro dias de evento. O presidente do Conselho Organizador da RIW, Fábio Queiróz, ainda comentou que mais de 900 pitchs estão agendados. “Escolhemos posicionar o Rio de Janeiro como a capital mundial da ciência e tecnologia e deixar um legado para a cidade, para que o Rio seja um hub latino-americano de inovação perene”, disse Queiróz, que é presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A aceleração de negócios com tecnologia escalável é um dos principais atrativos da Rio Innovation Week, apontou o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. O Sebrae atende, atualmente, mais de 6 mil startups e, segundo Melles, há um imenso potencial de inovação a ser explorado pelo País. No mesmo sentido, o presidente da Fecomércio no Rio de Janeiro, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou o papel crucial que a vocação criativa do Brasil tem no combate à desigualdade, para evitar que haja um “abismo social entre quem tem e quem não tem acesso à tecnologia”, e reforçou a importância da atuação da CNC, por meio dos seus braços sociais, o Sesc e o Senac, nesse cenário.

Participaram também da abertura diversas autoridades, como o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, entre outros.
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