Nova
proposta da marca traz layout reformulado para 11 lojas selecionadas da rede,
sortimento diferenciado e serviços exclusivos com objetivo de se posicionar
como o melhor supermercado premium do Brasil
O
Pão de Açúcar, rede de supermercados premium do GPA - Grupo Pão de Açúcar,
lança um novo conceito de lojas com a proposta de oferecer uma experiência de
compra prazerosa e diferenciada. No total, 11 unidades da rede estão sendo
reinauguradas e passaram por mudanças no layout, no sortimento e nos serviços,
ressaltando o prazer em servir e o atendimento com encantamento, com o objetivo
de ser o melhor supermercado premium do Brasil. No Rio de Janeiro, a unidade
revitalizada está no Leblon, na Zona Sul carioca, loja tradicional da rede, e foi
reinaugurada na sexta-feira, dia 27 de junho. A rede busca atender a um
público cada vez mais exigente, que tem procurado por uma experiência de compra
completa, com soluções em sortimento desde produtos para o dia a dia até os
itens mais selecionados para ocasiões especiais. Das novas lojas, 10 estão
localizadas no estado de São Paulo.
As unidades
que recebem o novo conceito não foram selecionadas por acaso: são lojas
icônicas do Pão de Açúcar, que já ocupam um lugar de destaque na história da
rede e no dia a dia dos clientes, além de uma representatividade significativa
nas vendas da bandeira. Ainda, a localização das unidades faz toda a diferença,
já que estão em bairros no quais o perfil de consumo é mais aderente à proposta
de valor da marca – caso da loja alocada no Leblon.
Com foco em um sortimento amplo, a rede
oferece um alto nível de serviço, com uma equipe especialmente selecionada e
treinada para atender as diversas ocasiões de compra dos clientes que buscam um
atendimento com encantamento. No primeiro trimestre de 2025, o Pão de Açúcar reportou um
crescimento de 6,5% nas vendas totais, focado no tripé ‘sortimento premium,
qualidade de perecíveis e alto nível de serviço’. O resultado enfatiza a
resiliência da marca e a consistência da proposta de valor voltada ao segmento
premium com um maior entendimento do comportamento de consumo dos clientes e
consequente avanço da experiência de compra.
No
mesmo período, a base de clientes Mais Black — a categoria mais alta do
programa de fidelidade, composta pelos consumidores com maior ticket médio e
maior frequência de compra — registrou alta de 11% em 12 meses, indicando o
fortalecimento da conexão com o público mais fiel e engajado. Além disso, o Pão
de Açúcar cresceu 0,7 pontos percentuais em market share no segmento de
supermercados premium, considerando todas as cidades onde a rede opera,
conforme dados da Nielsen.
De
acordo com Maria Cristina de Merçon, Diretora de Marketing, Fidelidade e
Clientes do GPA, a evolução do conceito de lojas da rede é reflexo do foco
estratégico da companhia no segmento premium. "O Pão de Açúcar é uma marca
que, ao longo da história, construiu um forte vínculo emocional com os
clientes. A proposta de valor da rede é oferecer diferenciação na categoria de
perecíveis, sortimento premium, além de uma solução completa para o dia a dia,
sempre elevando a experiência de compra por meio da excelência em atendimento.
Não à toa, a bandeira teve uma evolução no share of wallet dos clientes
premium, com um crescimento de 0,7 pontos percentuais nos últimos 12 meses. Com
as reinaugurações, o objetivo do Pão é, sem dúvidas, atender às expectativas
dos nossos clientes, dando mais protagonismo para um mix de produtos
selecionados e um atendimento que encanta", afirma.
O Pão é o pioneiro em transformar a
experiência de compra em algo prazeroso, oferecendo novidades, além de produtos
exclusivos. O
ambiente dessas lojas foi redesenhado em tons de branco, madeira e verde oliva,
pensado para dar protagonismo aos produtos e facilitar a jornada do cliente. Com um amplo e diferenciado
sortimento, incluindo itens das marcas próprias Qualitá e Taeq, as lojas
oferecem uma curadoria completa, dos básicos para abastecer a despensa, aos
produtos gourmet nacionais e de importação exclusiva. Entre as categorias que
passam por maiores diferenciações estão a de Carnes, incluindo cortes
como pato, codorna e raças britânicas; Pescados, que recebe itens como centolha
e camarão rosa grande, a Padaria, que traz pães artesanais, biscoitos finos e
confeitaria gelada; e a seção de Charcutaria, com produtos presenteáveis.
O quadro de colaboradores foi cuidadosamente
preparado e capacitado para ter profundo conhecimento dos produtos. O
atendimento especializado está em todas as frentes de loja: desde o hortifruti
até a seção de vinhos.
Nesse contexto, a marca também traz uma novidade para essas unidades e
apresenta o especialista de FLV (Frutas, Legumes e Verduras), que auxiliará os
clientes a escolherem o produto ideal para cada ocasião, auxiliando sobre o
melhor grau de maturação das frutas, legumes e verduras dependendo do objetivo
que o consumidor tem para aquele item.
“Temos
como principais objetivos aumentar a nossa base de clientes premium, e crescer
em market share. Também buscamos ser a melhor escolha de perecíveis,
avançando com a participação dessa categoria nas cestas dos clientes; além de
evoluir com a venda de um sortimento que vai além do dia a dia. O novo conceito
que está presente nessas lojas foi profundamente estudado a partir de mais de
um ano de pesquisas e escuta ativa, além de todo o conhecimento bastante
robusto dos hábitos de consumo dos clientes da rede para entender o que de fato
precisa ser diferente para entregar uma experiência de compra de alto padrão.
Trabalhamos na revisão do sortimento, para que o cliente tenha sempre o ‘algo a
mais’ à disposição e investimos na capacitação e desenvolvimento de um time de
colaboradores que está preparado para oferecer um atendimento de excelência que
encanta e fideliza”, complementa Maria Cristina.
Serviço
Pão
de Açúcar Leblon
Endereço:
Rua José Linhares, 245 – Leblon
Funcionamento:
de segunda-feira a domingo, das 7h às 22h