Ouvidoria do HCN registra 97% de satisfação em 2025

O principal objetivo da pesquisa é avaliar a experiência dos usuários e identificar possíveis áreas de melhoria com base na opinião dos pacientes

A Ouvidoria do HCN atua não apenas como mediadora entre os pacientes e a instituição, mas também como agente catalisador da melhoria contínua (Foto: Cristiano Martins/IMED)

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, referência em atendimento humanizado no Estado, obteve um índice de satisfação geral de 97% na pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), entre janeiro e novembro de 2025. Esse número reforça o compromisso contínuo do hospital, administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), em proporcionar serviço de qualidade aos pacientes dos 60 municípios que integram a macrorregião do Centro-Norte do Estado.

Criada com o intuito de registrar as opiniões e demandas dos usuários da rede de saúde, a Ouvidoria realiza uma pesquisa de satisfação com os pacientes sobre o atendimento prestado durante o período de internação, avaliando e atribuindo notas, bem como compartilhando elogios ou sugestões de melhorias.

Vanessa Alves de Souza, mãe e acompanhante de um paciente que esteve internado no HCN, destacou a humanidade e dedicação de toda a equipe, desde os profissionais da limpeza até os médicos especialistas. Seu filho de 13 anos, Rony Alves de Araújo Filho, deu entrada na UTI Pediátrica da unidade em estado grave, sem conseguir falar e engolir. Após 48 dias de internação e graças ao esforço conjunto das equipes do hospital, ele recebeu alta e voltou a ser um menino sorridente e falante.

“Quero apenas agradecer por tudo o que vivemos aqui no HCN. Apesar da tragédia que enfrentamos até chegar aqui, fomos acolhidos com respeito e cuidado. A gente já chega ao hospital com medo e eu cheguei com meu filho em estado gravíssimo, sem consciência de nada”, relata a mãe.


Feliz e recuperado, Rony deixou seu agradecimento a toda equipe do hospital pelo cuidado prestado durante sua internação. “Muito obrigado a todos que cuidaram de mim. Eu não estava bem, mas depois que fiz essa cirurgia, comecei a me sentir muito melhor, voltei a andar, a falar e até a brincar”, comemora o jovem paciente.

Entre janeiro e novembro deste ano, o HCN contabilizou 17.326 internações e mais de meio milhão de atendimentos prestados à população goiana. Durante esse mesmo período, foram registrados 252 elogios de pacientes e acompanhantes que passaram pela unidade.



Atendimento humanizado

A Ouvidoria do HCN contribui não só para o aprimoramento dos processos e serviços do hospital, mas serve também como canal em que os pacientes têm a oportunidade de compartilhar as experiências vividas na unidade. Depoimentos como esse compõem os resultados mensais obtidos por meio da pesquisa de satisfação e são apresentados em reuniões trimestrais de planejamento estratégico à diretoria do hospital, onde todos os pontos são avaliados e identificadas as possibilidades de melhoria nos atendimentos ofertados à população.

A pesquisa é realizada virtualmente após o paciente receber alta médica. Quando ele ingressa ao hospital, fica registrado um número de telefone para contato e, após a alta hospitalar, quando já teve sua experiência na unidade, a pesquisa é encaminhada via mensagem de WhatsApp para o número cadastrado. Dessa forma, a Ouvidoria do HCN atua não apenas como mediadora entre os pacientes e a instituição, mas também como agente catalisador da melhoria contínua. 

Priorizando o cuidado e atendimento humanizado aos pacientes, a equipe do hospital busca constantemente oferecer um serviço de excelência aos usuários. Ouvir suas queixas e analisar os possíveis pontos de melhoria não apenas aprimora o atendimento, mas também inclui o paciente no processo, dando voz a eles. Ao ouvir o que desejam receber, a unidade busca oferecer o máximo de qualidade e conforto durante o período de atendimento e internação. Esse tem sido, sem dúvida, um dos grandes diferenciais para alcançar excelentes resultados nas pesquisas de satisfação.

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